COEM

Curso de Orientação e Educação da Mediunidade

  • OBJETIVOS DO COEM

 

 

            Podemos relacionar como objetivos doutrinários do COEM os seguintes:

           

            1 - Proporcionar o conhecimento da mediunidade à luz da Doutrina Espírita.

            2 - Criar ambiente sério e criterioso de estudo e de responsabilidade fraterna,  para o exercício equilibrado e disciplinado da mediunidade, proporcionando, ainda, o equilíbrio interior do médium.

            3 - Conscientizar os médiuns e interessados das finalidades superiores da mediunidade, consoante o Espiritismo, quais sejam:

a) instrumento do conhecimento;

b) elemento de progresso individual e coletivo.

4 - Conscientizar os participantes da importância do uso da mediunidade como instrumento do Bem, com base na moral espírita.

5 - Estabelecer condições para uma auto-conscientização das possibilidades mediúnicas dos participantes, integrando-os num programa de trabalho que lhes proporcione oportunidade de servir com amor ao mesmo tempo que lhes asserene o espírito e tranqüilize o seu coração.

6 - Criar condições de um aprofundamento gradativo nos conceitos espíritas da mediunidade e de sua prática, tendo em vista permitir aos participantes uma exata noção de valor da mediunidade e dos métodos corretos de sua aplicação.

 

 

  •             Como objetivos pedagógicos, os seguintes:

 

            1 – Estabelecer metodologia e técnicas para o estudo da mediunidade à luz da Doutrina Espírita, objetivando atingir as finalidades doutrinárias com o máximo de aproveitamento.

            2 - Utilizar os recursos técnico-pedagógicos como instrumentos auxiliares da aprendizagem dos conceitos da mediunidade e de seus critérios de exercício.

            3 - Servir-se das contribuições da ciência da educação na fundamentação e dinamização do processo de aprendizado na mediunidade, para melhor estruturar os conteúdos, ativá-los dentro de métodos motivadores,  manter o interesse dos participantes e desenvolver habilidades e aptidões necessárias à prática..

            4 - Possibilitar uma participação efetiva e constante dos componentes na sistemática do estudo e permitir uma avaliação funcional do rendimento e do desenvolvimento individuais.

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